O presente trabalho trata do design permacultural do “sítio Floresta”, uma pequena propriedade de 6.000m2, situada na Área de Proteção Ambiental (APA) do Rio Pacoti, na Região Metropolitana de Fortaleza – CE. No capítulo I são apresentados os dois temas centrais do trabalho: “Permacultura” e “Unidades de Conservação”.
O Capítulo II destina-se à apresentação do design permacultural propriamente dito do sítio Floresta, compreendendo a análise do entorno, leitura do terreno, definição de objetivos, zoneamento permacultural, bem como um detalhamento das soluções para habitação, abastecimento d’água, saneamento, produção de alimentos, destinação de resíduos e estratégias sociais a serem desenvolvidas na comunidade em formação.
Marcelo Sindeaux tem Formação de Permacultura na Austrália em 2009, onde foi aluno de Bill Mollison e Geoff Lawton. Possui Especialização em Permacultura e Educação para Sustentabilidade promovido pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). É idealizador e administrador da Unidade Permacultural “Floresta”, em Eusébio/CE. Técnico em Edificações pela Escola Técnica Federal do Ceará – ETFCE, graduado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual do Ceará – UECE. Trabalha atualmente no Banco do Nordeste, como técnico de campo. Marcelo é sócio fundador do IPC.
Boa leitura!!
Marcelo, parabéns pelo trabalho. Sério, consistente e fundamentado. O design do sítio Floresta mostra o trabalho de um permacultor! Muito bom de ver e ler… Deu para vistar o lugar sem estar lá!
CurtirCurtir
Valeu Suzana e Jorge!! Vindo de vocês é um super estímulo!! 🙂
CurtirCurtir