Na tese intitulada O ensino de permacultura na educação do campo: circulação de sentidos entre ciência e experiência de autoria de Marilia Carla de Mello Gaia, a autora narra um conjunto de aulas de Permacultura ministradas por um militante do Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais Sem Terra – MST, para um grupo de trabalhadores do próprio MST. Os saberes que emergem da experiência da vida do facilitador remetem histórias vividas, ouvidas e compartilhadas, de diferentes modos e lugares, ao longo de sua aula. O modo narrativo e o lógico-científico atravessam esse mesmo sujeito, com uma maior intensidade Ao invés de dar exemplos para ensinar, ele conta histórias. Mas não são histórias desconexas e fragmentadas. São escolhidas no rico acervo de suas experiências vividas, contribuindo para passar uma moral, um ensinamento, deixar um conselho. Sem prescrever, ele remete sempre sua fala aos princípios permaculturais. O central na aula dele não é uma teoria sobre a vida do assentado e da Permacultura na vida dele. A teoria está presente, embora a aula dele esteja orientada essencialmente por um fazer prático, comprometido com a singularidade de cada realidade específica, sem deixar de lado a sua identidade de Sem Terra, militante e agricultor.
Esse trabalho e fruto da pesquisa para obtenção do título de Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais.
Boa Leitura!!
http://www.bibliotecadigital.ufmg.br/dspace/handle/1843/BUOS-A3YGUL