Hoje trazemos aqui uma joia rara da literatura permacultural em língua portuguesa, uma publicação que, talvez por se apresentar por Conceitos Básicos sobre Permacultura, a leve a ser pormenorizada por muitos, no entanto, esta traz em seus anexos um rico texto de David Holmgren onde os mesmo versa sobre : ENTROPIA, TERMODINÂMICA, ABORDAGEM ECOSSISTÊMICA DE ODUM, QUALIDADE DA ENERGIA INCORPORADA, PRINCÍPIO DO PODER MÁXIMO.
Em tempos de abundante crise de percepção se faz necessário dar visibilidade a questões negligenciadas por muitos, inclusive por uma parcela significativa de permacultores. Segundo David Holmgren, até mesmo Bill Mollison engrossava esse coro.
Dentro do movimento permacultural, o trabalho de Odum não tem sido amplamente reconhecido( e confundido com o trabalho de outro ecologista americano, Eugene Odum ),embora ele confirme a preocupação da permacultura como uso de recursos naturais, como fundamento de qualquer cultura permanente.
Mollison faz referência a Odum apenas de passagem, em”Permacultura – Um Manual de Projetistas”, e sugere “o conceito de entropia não é, necessariamente, aplicável a sistemas vivos e abertos da Terra, com os quais estamos envolvidos e nos quais estamos imersos”. Isso poderia ser erroneamente interpretado como significando que podemos projetar o nosso caminho sem qualquer problema, e que os sistemas naturais podem sustentar, continuamente, o alimento abundante ao qual o mundo está acostumado.
Façam bom proveito.