Curso de construções alternativas, construção da zona 1

Na prática da formação de permacultores nos cursos padrão de Permacultura Design e Consultoria (PDC) aparece sempre uma demanda recorrente: Como começar?

Os novos permacultores demandam uma outra oportunidade de ver a permacultura em ação, num novo contexto, numa situação real. Onde as ações, que levam a concretizar o projeto ou design, sejam marcadas pela atividade prática de construir fisicamente no espaço as conexões previstas no projeto.

Esta demanda é genuína. Se considerarmos que um curso PDC encoraja as pessoas a agirem com a ética da permacultura, que construam seus espaços permanentes, que ajam com visão holística e sistêmica e que se disponham a utilizar toda a bagagem de conhecimentos disponíveis na cultura local mais o que e útil no saber científico e técnico moderno; não é de se estranhar que o peso daresponsabilidade mais as dúvidas lógicas que se apresentam ante o novo, ante a mudança, façam surgir a pergunta “Como começar?.

Esta iniciativa pretende dar um encaminhamento aos anseios de ver as ações na prática, levando aos permacultores pelo caminho das realizações concretas e criando um novo ânimo, que poderia ser representada pela simples resposta: E só fazer!

Por achar que a sustentabilidade dos nossos empreendimentos e a
permanência do ser humano no planeta começa por ter uma moradia digna,
alimentação sadia e emissão zero de efluentes desenvolvemos este curso que
prioriza e propõe a construção da Zona 1 como o espaço central e de máxima
dedicação (no que se refere a aplicação de energias e expectativas pessoais). Este
espaço deve garantir a maximização da qualidade de vida, para logo estruturar o
espaço integral (zonas 2,3,4 e 5) para o desenvolvimento familiar.
Esperamos que este curso seja o ponta pé inicial e que encoraje nossos
parceiros nesta empreitada, para construirmos uma alternativa de mundo melhor,de uma vida sustentável em que predominem a parceria e a cooperação.

Esta apostila busca, de forma resumida registrar os conteúdos básicos de cada uma das oficinas, dando um suporte mínimo aos participantes do curso de construções de zona 1. Não temos a pretensão de esgotar ou aprofundar cada um dos temas aqui apresentados mas apenas registrar os pontos fundamentais e básicos de cada um deles. Este material foi elaborado por cada um dos instrutores na forma de coletânea, não tendo assim um estilo único, e sim a personalidade e pessoalidade da equipe.

Jorge Roberto Timmemann, setembro de 2003.

Apostila Curso Zona1

Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s