A iniciativa de começar uma mudança pelo próprio quintal com a introdução do conceito de jardim comestível, pode ser uma alternativa sustentável. Com essa percepção, é que em 2004 o Instituto de Permacultura e Ecovila da Mata Atlântica, edita e publica a cartilha Jardins Comestíveis, publicação essa que hora disponibilizamos para a comunidade de permacultores.
Jardins são locais onde plantamos flores e folhagens a fim de embelezar o entorno de nossas casas. Mas podemos aproveitar estes espaços para produzir alimentos, plantas medicinais e aromáticas, assim os jardins além de bonitos podem ser úteis.
Desta forma é possível associar a função paisagística de um jardim as nossas necessidades diárias como a produção de temperos, chás, verduras, legumes e frutas entre outras plantas úteis ao cotidiano.
As diferentes formas, tipos e composição de plantas formam um bonito jardim, diversificado e útil. Podemos consorciar as plantas observando as diversas formas de raízes e arquitetura das plantas, aproveitando melhor os espaços dando uma utilidade maior para o nosso jardim.
Façam bom proveito.