Revista Permear – Soluções para a sustentabilidade

capa-revista-permear-figura-1-e1572921666232.png

Caros leitores, hoje trazemos aqui mais um belo registro fruto da construção coletiva da permacultura no Brasil. Reproduzimos abaixo o editorial veiculado quando do lançamento da referida revista, ainda em 2005.

Das páginas que se seguem jorram vinho leve, fino, licoroso, resultante da fermentação, no caldeirão dos mitos, do sumo das ideias e dos desejos de uma gente cultora de prosa e poesia, verdade e beleza, prazer e riso. Bebam-nas em honra do deus Dionísio.

Por fim, nasceu a revista que deseja permear o universo infinito da ecologia profunda, por onde saltam ágeis, e contra todas as hierarquias de poder e de valor, os poetas-filósofos do pensamento sistêmico e da ética da natureza. Como Hermes, o deus da comunicação e das mediações, de pés alados, flexível e desenvolto, queremos estabelecer relações entre as leis universais e os casos particulares, entre as forças da natureza e as formas de cultura, entre a ciência e os conhecimentos ancestrais.

Numa época em que outras mídias triunfam, dotadas de velocidade espantosa e de um raio de ação extremamente extenso, arriscando reduzir toda comunicação a uma massa uniforme e homogênea, buscamos a comunicação entre o que é diverso pelo fato de ser diverso, não embotando, mas antes exaltando a diferença.

A Rede Permear de Permacultores e a Fundação Banco do Brasil nos ajudam a desenrolar o fio e a tecer este projeto coletivo de comunicação, marcado por caminhos que podem mudar a nossa visão de mundo. Esta edição é fruto do trabalho conjunto e do entendimento mútuo sobre a necessidade de dar prosseguimento à circulação de informações e ideias em Permacultura.

No entanto, saibam os amigos leitores, ainda não é possível a nós e aos parceiros da revista assegurar novas edições, o que nos impede de aceitar assinaturas. Por isso mesmo, importa-nos agora que vocês sejam tomados pela força especial que esta edição carrega, como polo de um campo magnético em que todos os esforços serão magicamente recompensados com futuras edições.

Sigamos confiantes.

Sérgio e Nina,
editores

 

revista-Permear-n°1

Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s